Quinta-feira, 3 de Abril de 2008

TEMAS/PROBLEMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO: Touros de Morte em Barrancos

Os Argumentos da Polémica
 
Durante a recente presidência aberta no Alentejo, o senhor Presidente da República expressou a opinião de que era necessário dar um enquadramento legal claro e definitivo à tradição das festas de Barrancos, o que trouxe, uma vez mais, a questão da morte de touros nas festas de Barrancos para a ordem do dia. Na sequência disto, vários políticos de diferentes quadrantes expressaram opiniões idênticas e o CDS/PP avançou com um projecto-lei à Assembleia da República, que visa permitir autorizações excepcionais nos casos em que se verifique "a existência de uma tradição local histórica e ininterrupta".
A intervenção do senhor Presidente da República teve o mérito de fomentar novamente a discussão desta questão, o que é tanto mais necessário quanto é verdade que, até ao momento, o seu tratamento tem sido substancialmente incorrecto. Contudo, o senhor Presidente e a maioria dos políticos que já se pronunciaram reduziram-na a um problema legal e jurídico, ignorando ou dando tacitamente por resolvido o problema moral que está na sua base e sem o qual o problema legal não faz sentido.
 
O problema moral
 
O problema de fundo em relação às festas de Barrancos é o de saber se o sofrimento e a morte de touros numa arena com o fim de satisfazer objectivos lúdicos pode ser moralmente justificado. A análise dos argumentos seguintes mostrará que não há justificação moral e, nestas circunstâncias, o sofrimento dos animais é gratuito e inaceitável.
Talvez seja por isto que os defensores da morte de touros nas festas de Barrancos evitam discutir a questão no campo da moral e apresentam a tradição como principal razão para a sua prática. Mas não é apenas a tradição que é visada pela lei actualmente em vigor. Se fosse, a lei não faria sentido. Pelo contrário, o seu objectivo é dar expressão legal a um princípio moral e, na ausência de qualquer razão válida para recusar este princípio, não há nenhuma razão para pôr de lado, mesmo que apenas num caso, a lei que lhe dá corpo.
Vejamos alguns dos principais argumentos usados pelos defensores da morte dos touros.
 
O argumento da tradição
 
O "argumento da tradição" consiste em defender as festas de Barrancos por serem uma tradição. Quem utiliza este argumento parece acreditar que o simples facto de estas festas constituírem uma tradição lhes confere um valor que por si só justifica a sua existência. Ora, se isto fosse verdade, sê-lo-ia não só para as festas de Barrancos mas para todas as tradições. Mesmo actos moralmente inaceitáveis teriam de ser tolerados por constituírem uma tradição. Claro que não estamos dispostos a aceitar tradições más e, por consequência, não basta que algo seja uma tradição para que seja mantido. Assim, o facto de serem uma tradição, por si só, não justifica as festas de Barrancos.
É certo que o povo de Barrancos tem um grande apreço pela sua festa e que boa parte desse apreço vem do facto de ela ser uma tradição sua. Mas, como vimos, o simples facto de uma prática ser tradicional não basta para a tornar aceitável. É preciso interrogarmo-nos se as festas de Barrancos são uma tradição boa ou, quanto muito, moralmente neutra. Isto torna claro o seguinte: é irrelevante se as festas de Barrancos são ou não uma tradição; o que importa saber é se é moralmente correcto provocar o sofrimento de animais para prazer dos seres humanos. Se se considerar que sim, nada distinguirá os espectáculos com touros de morte das lutas de galos e de cães e não existirá nenhuma razão para que estas últimas não sejam legalizadas.
 
O argumento dos direitos
 
Outro argumento muito usado em defesa das touradas de morte é o de que, como os animais não têm deveres, não têm direitos. Mas, os recém-nascidos e os deficientes mentais profundos, por exemplo, também não têm deveres. Será que, por esse motivo, não têm direitos? É claro que têm. Portanto, pode-se ter direitos sem deveres e não se vê por que razão isto não é também verdade para alguns animais.
Muitos defensores da morte de touros nas festas de Barrancos baseiam-se na Bíblia para rejeitar os direitos dos animais. O "argumento bíblico" consiste em afirmar que os animais foram criados para o homem. Antes de mais, este argumento só pode ser aceite por quem interexemplo, uma leitura literal do livro do Génesis poria a mulher sob o domínio masculino tanto quanto o estão hoje os animais sob o domínio dos homens. Houve tempos em que as coisas eram assim, mas com certeza que ninguém os quer reeditar. ainda menos provável.
Além disso, a teoria da evolução das espécies, ao fazer dos animais actualmente existentes o resultado da selecção natural, torna a ideia de que foram criados para o homem prete literalmente a Bíblia. Para muita gente, portanto, o argumento é ineficaz. Por
Há, contudo, algo que pode convencer mesmo os mais cépticos da inutilidade do "argumento bíblico". Referimo-nos à existência de vários documentos da hierarquia da Igreja (incluindo uma bula papal), que condenam explicitamente as touradas. Se a Bíblia justifica o tratamento dado nas touradas aos animais, como se explica a existência destes documentos?
 
O argumento da coerência
 
Frequentemente acusa-se as pessoas que se opõem à morte de touros em espectáculos públicos de incoerência. São contra as touradas, mas participam na exploração dos animais ao usá-los na sua alimentação. A objecção contém ainda uma sugestão: os defensores dos animais, para serem coerentes, devem ser vegetarianos. O vegetarianismo é, aos seus olhos, tão estranho que acreditam ter assim mostrado o ridículo da posição oposta. Mas não é necessário ser vegetariano para ser contra os espectáculos com touros de morte. Basta lembrar que nesses espectáculos os touros não são usados para satisfazer nenhuma necessidade básica, mas para o divertimento e prazer que podem ser obtidos de muitas outras formas. Assim, quer a objecção quer a sugestão são deslocadas.
 
Conclusão
 
O que aqui escrevemos não resolve definitivamente a questão. Mas mostra que ela deve ser resolvida por intermédio de uma argumentação rigorosa (algo que muitas pessoas parecem ignorar); que alguns dos principais argumentos usados pelos defensores dos touros de morte são maus; e que os seus críticos têm alguma probabilidade de estar certos. Esta probabilidade é razão suficiente para que a nossa atitude em relação aos animais não humanos sofra uma alteração radical.
É, por isso, lamentável que o senhor Presidente da República e a classe política em geral se preparem agora para dar enquadramento legal a um procedimento para o qual não apresentam nenhum fundamento e que tudo leva a crer ser moralmente inaceitável.
ÁLVARO NUNES E JÚLIO SAMEIRO
Domingo, 7 de Julho de 2002
Centro de Ética Aplicada da Sociedade Portuguesa de Filosofia

http://jornal.publico.pt/publico/2002/07/07/EspacoPublico/

publicado por Luís MM Duarte às 16:09
link do post | favorito
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Luís MM Duarte (Coordenação)

pesquisar

 

Novembro 2021

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30

posts recentes

A Filosofia na encruzilha...

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

Qual seria a nossa ação s...

A modernidade e o poder d...

“Da «doxa» à «episteme» (...

Dia Mundial da Filosofia ...

Diálogos sobre o livre-ar...

Ignoto vita, acerca do su...

O problema ético do abort...

O problema ético do abor...

O problema ético do abort...

Opções éticas e consequên...

Deus e a Ciência, «Debate...

A Teoria da Justiça, de J...

O fenómeno religioso entr...

É cada vez mais fácil ima...

A singularidade da vida a...

"A Alegoria do Navio", ac...

Entre Cronos e Zeus

REALIDADE REAL?

Satisfação insatisfeita

Liberdade? Somente a pont...

Como a Internet afeta a n...

Banco de Exames Nacionais...

Os "Sexalescentes" do Séc...

O fenómeno atual multimod...

A REDEFINIÇÃO (DA NOÇÃO) ...

V Comemoração do Dia Mund...

V Comemoração do Dia Mund...

O que é a Filosofia? - Um...

arquivos

Novembro 2021

Outubro 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Novembro 2020

Junho 2020

Maio 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Dezembro 2019

Junho 2019

Abril 2017

Maio 2015

Abril 2012

Novembro 2011

Novembro 2010

Abril 2010

Março 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

links

SAPO Blogs

subscrever feeds