Terça-feira, 27 de Janeiro de 2009

Liberdade e Responsabilidade: o problema do livre arbítrio

 
     Uma das principais motivações para que o problema do livre arbítrio tenha sido, ou seja ainda hoje, discutido em filosofia reside na eventual incompatibilidade entre determinismo e responsabilidade. Sabemos que se o determinismo for verdadeiro, tudo o que acontece é inevitável. Mas, se não podemos evitar praticar as acções que praticamos, então não temos outra escolha; e, se não temos outra escolha, não temos liberdade (para haver liberdade tem de haver escolha). O determinismo, defendem os incompatibilistas, exclui a liberdade; as duas coisas não podem ser verdadeiras. Pela mesma razão, se houver liberdade, é o determinismo que é falso.
          Mas que tem o determinismo a ver com responsabilidade moral? Para percebermos este ponto, vejamos um exemplo.
          António foi dar um passeio pelo cais da cidade. Apenas ele e um amigo se encontram junto da água. Por distracção, o amigo escorrega e cai. António apercebe-se que o amigo não sabe nadar e que necessita da sua ajuda. Qual é a sua obrigação naquelas circunstâncias? Se ele também não souber nadar, não poderá ajudar o amigo; não poderá, portanto, evitar que o amigo se afogue. Seria, por conseguinte, injusto que lhe pedissem responsabilidades pela sua morte. O facto de António nada poder fazer para evitar a morte do amigo retira-lhe toda a responsabilidade.
          Imaginemos, no entanto, que António sabe nadar. Neste caso, ele podia evitar que o amigo se afogasse. E se podia evitá-lo, então tinha a obrigação moral (a responsabilidade) de o tentar. Se António nada tivesse feito, seria justo acusá-lo de faltar aos deveres para com o próximo. O seu comportamento seria considerado reprovável: ninguém quereria ter um amigo assim.
          Este exemplo mostra que só somos responsáveis pelas acções que está ao nosso alcance evitar (ou impedir). Eu posso com toda a justiça ser responsabilizado moralmente por assaltar um banco porque podia não o ter feito. Ninguém me obrigou a fazê-lo. Assaltar um banco é algo que decidi fazer. Se, por exemplo, tivesse pensado melhor nas consequências, podia tê-lo evitado: tinha todo o poder para isso. Assaltei o banco porque foi esse o uso que quis dar à minha liberdade. Esta ideia, de que depende sermos responsabilizados, chama-se princípio da acção evitável.
          Com base neste princípio, podemos concluir, em termos gerais, que uma pessoa só é responsável pelos seus actos quando os pratica livremente, isto é, quando está em seu poder não os praticar.
          Ser responsável implica ser livre. Ora, os incompatibilistas defendem que o determinismo exclui a liberdade; mas, se exclui a liberdade, exclui igualmente a responsabilidade (apenas podemos ser responsáveis se formos livres). Mas, esta consequência parece a muitos de nós inaceitável.
          Não poderíamos responsabilizar Hitler pelo massacre dos judeus da Europa, Bin Laden pelo assassínio de milhares de pessoas no assalto às Twin Towers ou o presidente americano Harry Truman pela decisão de sacrificar cem mil civis inocentes de Hiroxima com o lançamento da primeira bomba atómica. Para muitos de nós estas são acções moralmente reprováveis, que merecem condenação. Mas como condenar estes actos na hipótese de o determinismo ser verdadeiro?
          Poderia Truman ter poupado a população inocente de Hiroxima? Poderia Hitler não ter massacrado milhões de judeus? Poderia Bin Laden não ter atacado as Twin Towers? Para o determinismo a resposta é: não. Todas estas acções seriam tão inevitáveis como a queda de um pedaço de giz quando abrimos os dedos. Nenhuma destas pessoas podia ter feito outra coisa. Aplicando a estes casos o princípio da acção evitável, temos de concluir que não se pode responsabilizá-las.
          O determinismo parece excluir a responsabilidade. Assim, se a visão determinista que a ciência nos propõe estiver correcta, parece não haver lugar no mundo para comportamentos baseados em razões morais. Mas esta ideia choca com toda a nossa educação. Afinal, somos educados para agir moralmente. Fomos educados com base em regras e valores morais, que aprendemos a considerar importantes. Aprendemos que certas acções são boas e outras más, que certas acções são correctas e outras profundamente erradas. E aprendemos que está em nosso poder evitar umas e praticar as outras. Será possível que toda a nossa educação esteja enganada neste ponto? Será possível que o nosso sentido da responsabilidade seja apenas uma ilusão?
          A principal razão para não querermos abdicar da ideia de responsabilidade é que, sem responsabilidade, não se justificaria punir os que cometem acções reprováveis. Que sentido há em julgar os responsáveis nazis se eles não podiam ter evitado o que fizeram, se não estava ao seu alcance fazer outra coisa? Se o assalto às Twin Towers não podia ser evitado, se não estava ao alcance de Bin Laden impedi-lo, porquê insistir no seu julgamento para lhe aplicar o justo castigo? Será justo castigá-lo se Bin Laden não podia evitar fazer o que fez? Não estarão Hitler, Bin Laden e Truman na mesma posição que António ao ver o amigo afogar-se no cais sem nada poder fazer?
          Nós queremos acreditar que quem comete um crime tem de ser responsabilizado por ele, e, por isso, merece castigo. Tudo o que nos faça pensar o contrário parece não ter muito sentido. Pensar que uma pessoa que cometeu um crime não é responsável pelo que fez parece tão inaceitável que qualquer ideia que conduza a essa conclusão tem de estar errada. Ora, se o determinismo tem essa consequência, então parece claro que o determinismo provavelmente está errado.
          Um defensor do determinismo poderá, neste ponto, chamar a atenção para o seguinte aspecto.
          Nem sempre castigamos alguém por considerarmos a pessoa responsável. Uma criança de três anos ainda não entende o conceito de responsabilidade mas, por vezes, os pais têm de a castigar. Fazem-no não por pensarem que a criança é responsável pelo que fez mas para que no futuro não repita o que fez. Fazem-no para evitar que uma acção com más consequências não volte a acontecer.
          O mesmo se poderá passar nos outros casos. Mesmo que acreditemos no determinismo e na ausência de responsabilidade, isso não tem obrigatoriamente como consequência deixar impunes os crimes de Bin Laden ou de Hitler (Truman, talvez por ter vencido a guerra, acabou sem castigo).
          Podemos julgar estes crimes não por acreditarmos na responsabilidade dos seus autores, o que não é necessário, mas por acreditarmos que punir um crime é a melhor forma de evitar crimes futuros. É nisto que muitos deterministas acreditam. Quer tenham razão quer não, as suas ideias têm pelo menos o mérito de nos chamar a atenção para as diferentes ligações que há entre os conceitos de liberdade, responsabilidade e punição (ou castigo). Se é verdade que liberdade implica responsabilidade, tudo indica não ser verdade que punir tenha que implicar responsabilidade.
          Se for assim, a incompatibilidade entre determinismo e responsabilidade moral não é tão ameaçadora como parecia.
         

Paulo Andrade Ruas

publicado por Luís MM Duarte às 17:40
link do post | comentar | favorito

Luís MM Duarte (Coordenação)

pesquisar

 

Novembro 2021

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30

posts recentes

A Filosofia na encruzilha...

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

Qual seria a nossa ação s...

A modernidade e o poder d...

“Da «doxa» à «episteme» (...

Dia Mundial da Filosofia ...

Diálogos sobre o livre-ar...

Ignoto vita, acerca do su...

O problema ético do abort...

O problema ético do abor...

O problema ético do abort...

Opções éticas e consequên...

Deus e a Ciência, «Debate...

A Teoria da Justiça, de J...

O fenómeno religioso entr...

É cada vez mais fácil ima...

A singularidade da vida a...

"A Alegoria do Navio", ac...

Entre Cronos e Zeus

REALIDADE REAL?

Satisfação insatisfeita

Liberdade? Somente a pont...

Como a Internet afeta a n...

Banco de Exames Nacionais...

Os "Sexalescentes" do Séc...

O fenómeno atual multimod...

A REDEFINIÇÃO (DA NOÇÃO) ...

V Comemoração do Dia Mund...

V Comemoração do Dia Mund...

O que é a Filosofia? - Um...

arquivos

Novembro 2021

Outubro 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Novembro 2020

Junho 2020

Maio 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Dezembro 2019

Junho 2019

Abril 2017

Maio 2015

Abril 2012

Novembro 2011

Novembro 2010

Abril 2010

Março 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

links

SAPO Blogs

subscrever feeds